Um simples toque, alguns instantes de espera e o futuro em nossas mãos. Caso ela realmente existisse, essa seria a vontade de muitas pessoas: ter uma bola de cristal para decifrar os próximos acontecimentos. No entanto, já que não é possível antecipar qual o endereço do próximo namorado, pelo menos no campo profissional os rumos parecem estar mais definidos. Um estudo divulgado recentemente pela consultoria de tendências britânica Fast Future mapeou as profissões que estarão em alta até 2030.
A pesquisa “The shape of jobs to come” (Os tipos de trabalhos que virão) foi realizada com 486 especialistas de 58 países em seis continentes, de forma a identificar os tipos de profissão e carreiras que podem resultar dos avanços da ciência nos próximos 20 anos.
A empresa fez um levantamento de 107 áreas promissoras e detalhou as funções que poderão ser exercidas por 20 novos profissionais, que basicamente deverão atuar em áreas relacionadas à medicina, meio ambiente, tecnologia da informação e alimentos.
No que diz respeito ao mercado de trabalho brasileiro, a demanda irá depender do nível de crescimento e desenvolvimento do País. “Se mantivermos um crescimento igual ou superior a 5% ao ano, ao lado de políticas voltadas para pesquisa, ciência, educação e saúde, haverá sim demanda por novos profissionais nessas áreas”, explica a economista e professora universitária Fátima Ferreira.
As carreiras vão desde as ligadas às ciências humanas, como o caso de advogados virtuais para resolver conflitos gerados através da internet (com uma previsão de demanda já para este ano), até as que envolvem grande desenvolvimento de ciência e tecnologia, como por exemplo os cirurgiões especializados no aumento do tamanho da memória dos seres humanos, com possibilidade de emergência em 2030.
Conheça os prováveis empregos do futuro– Agricultor vertical – Irá cultivar alimentos sob luz artificial, em edifícios de diversos andares– Reforço de quarentena – Médicos, enfermeiros e seguranças terão a missão de tratar e confinar pessoas caso haja surto de um vírus mortal – Policial de mudanças climáticas – Irá monitorar e controlar quem tem permissão para realizar intervenções na atmosfera – Assistente social de networking – Vai tratar e acompanhar pessoas traumatizadas ou marginalizadas pelas redes sociais– Fabricantes de partes do corpo – Avanços na ciência possibilitarão a fabricação de partes do corpo avulsas, abrindo campo para o seu comércio e reparo– Farmagranjeiro – Irá plantar vegetais com proteínas terapêuticas e manter os animais geneticamente modificados para aumentar a produção de alimentos– Cirurgião para aumento de memória – Terá a função de adicionar memória extra nos seres humanos, ajudando as pessoas sobrecarregadas de informação no cérebro (A Tarde)