22 de mai. de 2010
DATAFOLHA CONFIRMA SENSUS E VOX POPULI
O DataFolha, ao revelar sua pesquisa nacional, convalidou as consultas do Sensus e Vox Populi, confirmando os índices divulgados pelos dois institutos. A campanha presidencial nacional ganha emoção no empate em 37% cravados entre Dilma e Serra. Os 76% de Lula significam o que tem significado de algum tempo. O presidente é um fenômeno de popularidade, aqui e fora do País, embora tenha perdido alguns pontos com as suas últimas investidas internacionais. Sobretudo por ter ficado quase que praticamente isolado na sua parceria com a Turquia para estabelecer um acordo com o Irã sobre o enriquecimento do urânio. Lula e os programas de TV alavancaram Dilma, mas o PSDB e o DEM têm, pela frente, os programas da justiça eleitoral que se voltarão para Serra. A dúvida é se tais programas enveredarão, como fez o PT, pela propaganda eleitoral aberta, estabelecendo um confronto com o Tribunal Superior Eleitoral. Nos bastidores, há dúvida: a campanha de Serra deve recorrer aos mesmos métodos do PT e pagar a sua multazinha de 20 mil para o partido e cinco mil para Serra? Vale a pena o preço. E como vale! Mas, de outro modo, pode acontecer uma impugnação petista que, se acatada, estabelecerá, em relação aos programas do governo e dá oposição, dois pesos e duas medidas. Depois de tais programas teremos o mês de junho, de Copa do Mundo e o último de pré-campanha porque, em julho, teremos as convenções partidárias nacionais e regionais para oficializar candidatos e chapas. Será um período de definição (para Serra sobre o vice, lembrando que o nome de Aécio Neves retornou ao primeiro plano, possivelmente diante do empate alcançado por Dilma). Enfim, esta lengalenga de pré-campanha está chegando ao fim. Já cansou. E muito. Porque começou precocemente com o absoluto desrespeito à legislação eleitoral, que perdeu a força e foi completamente desrespeitada. (BN/Samuel Celestino)